sábado, 5 de novembro de 2011

Sou mãe coruja assumida!


Sou mãe e essa parte de mim é a parte mais feliz. Tem dia que isso é verdade, noutros nem tanto... Quem nunca teve vontade de esgoelar seu pimpolho (a) uma vezinha na vida que atire a primeira pedra. Alguém?
 Pois, é. Mas assumo que sou uma baita MÃE CORUJA, com todo orgulho. Elas não me completam, elas me transbordam. É um desafio diário que me fez (e ainda faz) um ser humano melhor. Tenho duas meninas, e nesse meio tempo em que venho aprendendo a ser mãe (ninguém me deu o manual - acho que isso é um defeito de fábrica), aprendi algumas coisinhas:

1. Sim o mundo muda, a vida muda, o nosso corpo muda com a chegada dos filhos. E, sim foi o maior e o melhor presente da minha vida: as minhas filhas.
2. Tive que me acostumar com o cor de rosa, e com o lilás e com o azul turquesa e com todas aquelas cores "fofas" invadindo a minha casa... não dá para escapar então entre logo na onda.
3. Sabe aquela princesa dos contos de fadas? Bem, agora ela mora ali na sua casa... faça sua parte: dê educação, proteção e amor. E, ensine também que nem todos os sapos viram príncipes. E que existe todo um mundo lá fora a ser explorado, com ou sem o senhor encantado. Sim, ser cruel faz parte das funções de uma boa mãe, de vez em quando.
4. Acostume-se com as diferenças. Uma nunca vai ser igual à outra. Se possível evite comparações ou demonstrar preferências. Ao menos que esteja a fim de bancar os custos de um bom tratamento psicológico. 
5. Você é a MÃE, a adulta responsável. Não é a recreadora, nem a coleguinha da escola... um dia serão, se tudo der certo, grandes amigas, mas isso é depois de você fazer - bem - a sua parte. Não caia no erro de bancar a amiguinha... sua filha precisa que você seja a mãe dela, amigas ela arruma aos montes em qualquer lugar. Mãe é uma só: você.
6. Se sua filha fizer o tipo vaidosa - 99% delas - um dia você dividirá suas maquiagens. Prepare-se para ver seu batom preferido ser destruido, sua sombra  arrasada e coisas do tipo. Faz parte, assim como a inevitável invasão do seu armário.
7. Esmaltes? Esqueça o salão... chame uma manicure em casa (em geral, sai mais barato) e prepare-se para descobrir que todas as cores da caixa de lápis de cor agora viraram esmaltes e que não há limites para imaginação... Mas contenha-se, sua filhota pode ficar o máximo com joaninhas, florzinhas e cia nos dedinhos... não significa que você ficará (na real: não faça papel ridículo).
8. Elas desfilam, fazem pose, caras e bocas, biquinhos mil... fotografe cada momento desses. Esse momento top model não dura para sempre. Vai chegar o dia que odiarão tirar fotos (aborrecência), então aproveite enquanto pode curtir isso sem ter que ameaçar botar de castigo se o seu docinho não sorrir pra foto naquele almoço de família. 
9. Algumas são sim super meigas, carinhosas, cheias de abraços e carinhos, faz parte do universo feminino ser fofinha quando pequenas, mas não é regra. Outras serão mais levadas que alguns meninos e piores que um furação. Prepare-se para tudo, não é porque a sua fofucha não gosta de brincar de nenenzinho que tem algo errado. Eu sempre comprei pras minhas filhas brinquedos de menina e de menino... isso incluía carros, helicópteros, bolas e tudo o mais... e dizia para elas que podiam brincar com tudo aquilo porque quando fossem maiores iriam poder fazer tudo que um homem pode fazer, inclusive dirigir carros, motos, empresas, jogar bola, atirar, et cetera e tal. Tempos modernos, mães antenadas: acorda!
10. Elas amam dançar... parece que nascem com uma pequena bailarina dentro de si. Adoro ficar observando, babo nas apresentações. Dar apoio e estar presente é sua função também. Incentive a dança, incentive todo e qualquer prática esportiva saudável. Principalmente as em grupo, faz bem para elas.
11. Elas amam doce... genética feminina. A sua não? Que sorte... provavelmente não irá sofre mais tarde com dietas. O que nos leva a um item complicado: alimentação. Eu não sou lá grandes coisas na cozinha, me viro, mas as duas não morrem de amores pela comida da mamãe... elas adoram a comida da vovó (que é da velha guarda e cozinha pra valer), mas não tem jeito, elas precisam ser alimentadas. Contrate uma empregada, alguém para fazer comida congelada, compre marmita, vire freguesa do PF da esquina, se vira... não dá mais para viver à base de miojo e pizza. Ou dá?
12. Elas falam, e falam, e falam... parece que engoliram a própria boneca Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo. Se identificou? São mulheres. Eu só sabia que a minha tinha dormido quando ela calava a boca, ficávamos horas na cama dela deitadas e batendo papo... até ela apagar enquanto me contava algo. Bom tempo, aproveitem e cultivem a cumplicidade desses instantes valiosos.
13. Quer queira, quer não, elas vão te imitar. Você é o exemplo delas, o maior e o mais importante referecial feminino. Então... não pise na bola e dê bons exemplos. O que conta aqui é o que se faz e não o que se fala... ah, lição de moral com mais de 5 minutos de duração e falta sem castigo não resolvem nada. Ensine o mais cedo possível que toda causa tem consequência, e que devemos ser responsáveis por nossos atos. É duro, sei disso. Quase morria quando tinha que botar de castigo e bancar a malvada. Mas é preciso ser firme. Tenha consciência de que é sua obrigação criar essas criaturinhas para se tornarem cidadãos melhores para o mundo. 
14. Elas são dengosas, manhosas... e ligeiramente manipuladoras. Resista ao chame, resista à chantagem. Não compactue com o choro. Diga não sempre que for necessário. Elas agradecerão um dia, bem mais tarde, mas agradecerão... 
15. Crianças não são donas da casa, não decidem, não escolhem onde a família vai passar as férias nem se é hora de trocar de carro, tv ou celular. Quem faz isso são adultos. Quem trabalha, ganha dinheiro e paga as contas, os impostos e tudo o mais são os adultos. Claro que é legal ouvir a opnião delas, deixar participar e tal... só que deixe claro os limites. Elas são no máximo "membros consultivos" da diretoria, não são a diretoria. Têm voz, mas não tem voto. Voto é o mesmo que responsabilidade. Menores de idade são legalmente irresponsáveis, apele para isso se necessário. Não deixe os papéis se inverterem, por favor!
16. Olho para minhas filhas e vejo em cada uma delas um pedacinho de mim... é tão bom. Vejo como estão se desenvolvendo, cada fase que já passamos juntas. Momentos de felicidade plena e de angústia também. Noites mal dormidas, consultas médicas, provas escolares, brigas e tudo o mais que faz parte de um relacionamento mãe e filha. Valeu a pena estar junto, seja para chorar ou para rir. Ainda vale.
17. Meninas são teimosas, tinhosas, tiram a gente do sério e nos testam no limite do absurdo. Apelam para os truques mais sujos.... na mais tenra idade. Sabem controlar os pais como marionetes antes mesmo de aprenderem a falar ou caminhar. (Meu consolo... se fazem isso com o pai, bem ... homens não serão problemas para elas. Tenho até pena, rs.) Falando sério, entenda-se com o pai delas sobre como educar elas, ou seus anjinhos usarão a velha tática de dividir para controlar (nem me pergunte como, acho que elas já nascem sabendo isso... está no dna) e conquistarão o domínio da casa antes que vocês percebam que estão num campo de batalha pelo poder (que no caso é ser o mais amado delas). Pais separados então... sofrem o dobro nesse caso. Muita calma nessa hora, ou essas pequenas tiranas darão as cartas para sempre. Só que nada é para sempre e um dia a vida (essa professora dura) ensinará para elas o que você não soube ou não conseguiu ensinar e as colocará em seu devido lugar, em geral a custo de muito sofrimento. Para o bem delas e da família em geral, não permita sequer que essa disputa começe. Estabeleça logo quem manda na parada: você.
18. As minhas filhas são lindas. As suas também? Bem, as minhas são lindas, inteligentes, educadas, blá, blá, blá. Mãe é tudo igual e só muda o endereço quando o assunto é cantar em verso e prosa as qualidades que tornam a sua princesa mais especial que a princesa da vizinha. E a última arte que ela aprontou. E como estava absolutamente perfeita no último campeontato de caratê, ganhou até um troféu. E que foi eleita a mais simpática da turma, e... Não conheço mãe que resista a isso, é ridículo, é brega, mas... não tem jeito, a gente paga esse mico e não está nem aí. Tem suas variações, mas em geral começa com: "Já te contei a última da minha fofucha?" 
19. Há uma lenda dizendo que as filhas são companheiras, amigas, confidentes da mãe. Acredite, isso só acontecerá se você fizer bem a sua parte. Ah, e fazer bem a sua parte é fazer o melhor possível dentro das suas possibilidades. Não pire na batatinha, mãe perfeita ainda não nasceu. Errar e cometer enganos faz parte e todas (mãe e filhas) sobreviverão a esses pequenos infortúnios. E, em caso de um surto ou desatino maior lembre-se sempre que os psicólogos existem para isso. 
20. Amo ser mãe das minhas filhas, amo elas acima de tudo. Adorooooooo mesmo, nasci para ser mãe de menina e tenho muita sorte de ter duas aqui em casa. São a paixão da minha vida, meu projeto de arte mais perfeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...